Após 27 anos, a Maconha voltou a encantar o mundo das drogas e com seis prêmios foi a grande vencedora do Drug Awards deste ano.
Em cerimônia realizada na noite de ontem em San Francisco, a Maconha superou a hegemonia de décadas da Cocaína e levou as estatuetas do Druggy por Melhor Preço, Melhor Calmante, Melhor Estimulante, Melhor Fuga, Melhor Ressaca e o grande prêmio de Melhor Droga.
Para o mestre de cerimônias do evento, o cantor inglês Elton John, a vitória da Maconha foi um reconhecimento tardio.
“Eu, poucas vezes, vi uma droga que me emocionasse mais do que a Maconha”, declarou Elton. “A Maconha ganhou seu primeiro Druggy lá em 1962, é uma grande volta por cima dessa droga que inclusive deu o nome de Palma de Ouro para o troféu que hoje todos desejam”, comentou.
Outra surpresa na premiação ocorreu na categoria de droga revelação. A sintética Mefedrona superou o Miaow, considerada a anfetamina favorita dos críticos ingleses. A Mefedrona surpreendeu acabou premiada nas categorias Melhor Revelação e Melhores Efeitos Especiais.
Para os organizadores do Drug Awards, a vitória da Maconha mostra uma tendência de valorização das drogas leves neste começo de década.
“O começo da década foi dominado pela Cocaína, Crack e Anfetaminas”, comentou Jeffrey Lebowski, porta-voz oficial da Maconha pelo mundo. “Enquanto drogas como Álcool e Tabaco estiverem fora do páreo das ilícitas, a Maconha ainda vai ganhar muitos prêmios por aí”.